domingo, 6 de setembro de 2009

Analisando o filme: Show de Truman

O filme O Show de Truman traz como tema central: até onde as emissoras de televisão estão dispostas a ir em busca de audiência?

O filme conta a história de Truman, que tem sua vida mostrada via TV 24 horas por dia desde o seu nascimento. Todos que estão a sua volta são atores que contracenam com ele – mas apenas Truman não sabe que tudo não passa de um programa de televisão.

Na verdade é um reality show, onde a mídia aparece como a ‘toda poderosa’, capaz de recriar a vida de um cidadão a tal ponto que não importa o que vai ser feito de sua vida – sendo válido até acabar com a vida, se for o caso.

No caso de Truman, a mãe, o pai, a esposa, são todos falsos, atores em um trabalho. Mas aparece Sylvia, uma atriz que se arrepende de fazer parte daquilo tudo e o leva a pensar, a observar tudo que está a sua volta, culminando com a descoberta da grande farsa.

Tudo é acompanhado pelos espectadores que torcem o tempo todo por Truman.

O que há de mais arriscado são esses reality shows da televisão de hoje, que parecem se multiplicar com uma velocidade incrível, nos deixando a dúvida de como será no futuro.

A história se parece com uma previsão feita pelo cinema: será que no futuro não teremos um programa assim, onde a vida de uma pessoa vai quebrar qualquer moral, ética e valores que conhecemos? Fica a dúvida no ar.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário